18.12.08

O controle

Por que alguns homens sempre têm o poder de controlar outros?! Hoje eu estava pensando sobre isso... Desde muito tempo os suseranos se sobrepunham aos vassalos. Alguns tempos depois, os reis, até absolutistas, controlavam todo o comportamento da sociedade de acordo com a vontade individual. Em pleno século XX vimemos um período submissos a ditadores. Atualmente não observamos mais esse controle de forma tão grande, mas sim em pequenas situações como nas empresas, onde os chefes têm controle sobre os funcionários. 
Há também aqueles tipos de controles universais, que sempre existiram e dificilmente deixarão de existir. O do marido sobre a mulher (por mais que tenha diminuído cada vez mais), do pai sobre os filhos, dos educadores sobre os educandos. A questão é que esse controle acaba, por muitas vezes, sendo prejudicial à pessoa controlada. Ela não tem liberdade de fazer as escolhas para a própria vida. Ela tem que pensar se isso não afetará ou desagradará àquelas pessoas às quais ela deve satisfação.As pessoas seriam mais felizes se pudessem fazer da sua vida o que bem entendessem sem depender de aprovação alheia. Será que já paramos para observar até que ponto controlamos a vida das pessoas ao nosso redor? Que tal deixarmo-nas um pouco mais livres? Pense nisso!


"Open up your plans and damn you're free"

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Pauliinha! Está ótimo!
    E quanto ao texto, gostei muito do seu posicionamento, e também concordo que devemos ser menos autoritários e/ou menos submissos principalmente em nossos relacionamentos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Florzinha !!!!
    Vim retribuir a visita, e dizer que estou feliz em ler um texto bem elaborado feito por uma menina, digo menina por vc tem 17 anos, é lindo ver que ainda existem pessoas jovens, que tem o gosto pela escrita...Continue
    Ah!!! Paulinha na enquente não tem a opção sumir ... podia por ali, para eu poder votar kkkkkkkkkkkkkkk
    Bjokas

    ResponderExcluir