31.12.08

Reforma, reforma, reforma!

A partir de amanhã entrará em vigor a nova reforma ortográfica da língua portuguesa e eu não faço a menor idéia sobre o que farei a respeito disso! Tentarei escrever da nova maneira, mas confesso que vai ser bem difícil. A única coisa que eu acredito que não vai fazer muita diferença são aqueles dois pontinhos que todo mundo conhece como trema (¨) . Certa vez em uma aula de português eu e uma colega estavamos viajando, que eles eram dois irmãos gêmeos, baixinhos, gordinhos, mas que estavam sempre por cima! Mas isso não vem ao caso. Era só uma viagem de quem não estava prestando atenção direito na aula. 
Não sei até agora se eu acho a reforma algo bom ou algo ruim. Está certo que têm as vantagens, qualquer coisa que pegarmos para ler em português estará escrita da mesma maneira, ficará mais prático até para quem não fala nossa língua e quer aprender. Ficará mais fácil para as crianças aprenderem as regras também. Sempre tive uma dificuldade na escola para saber sobre o que deveria usar com hífen e o que deveria usar sem hífen. Eram tantas regras diferentes, exceções (odeio exceções!) que eu ficava completamente confusa! Tinha o tal do macete do HORAS mas não eram todos os prefixos que aceitavam esse macete! Mas espere um minuto. Outro dia a minha professora de português, que é contra a reforma, disse em uma tentativa de fundamentação para sua opinião que ficará mais difícil ensinar para as crianças porque na pronúcia de frequente se pronuncia o u e na de quente não se pronuncia o u. Mas genteee! Eu sempre soube que a pronúncia era diferente e só aprendi para que serviam esses dois pontinhos quando estava na oitava série! As pessoas são muito acomodadas. Vão ter que deletar muito do que aprenderam e renovar. E é esse o trabalho que ninguém quer! Até eu tenho preguiça dele! Será que na faculdade vão me ensinar direito as regras novas? Poxa, justo agora que eu saí da escola muda tudo! Estou começando a achar que a reforma vai ser muito boa! Daqui alguns anos todos se acostumarão a ver as palavras escritas da nova forma e ninguém mais vai achar estranho ler "frequente" "perdoo" "paraquedas" e por aí vai a lista enorme de palavras 'reformadas'. 
Minha atitude mais urgente com relação a isso fica de dica para todos: comprar um dicionário já reformado!

2 comentários:

  1. Ahh, esse eu ameii!
    E que saudade das nossas aulas de português! Das explicações, dos professores, e dos demorados debates, só pra entender a língua portuguesa...
    Faz falta! ;)
    BjOo !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir