29.12.08

"Pense, não vote"

Andando pelas ruas de uma grande cidade brasileira observei uma frase pichada em um muro que chamou a minha atenção. A frase era: 'Pense, não vote'. Fiquei pensando o que leva uma pessoa a ter e divulgar uma idéia dessa. Está certo que vivemos em um país em que todos têm liberdade de expressar o que pensam, mas eu não me conformo com a possibilidade de alguém achar que não votar é um ato racional. Quantas pessoas lutaram para que tivéssemos o direito de voto! A campanha "Diretas já" por exemplo, a população brasileira queria de volta o direito de voto que tinha sido tirado pela ditadura militar. O voto até a constituição de 1891 era censitário, só quem tinha dinheiro podia votar, ele era considerado um privilégio.

Começo a pensar que quem tem uma idéia dessas pode estar extremamente decepcionado com pessoas que estão no poder no país e que foram eleitas de forma democrática. Mas se essas pessoas que não sabem fazer valer os votos que receberam estão onde estão é porque a maioria dos cidadãos quis assim. Considerando que a idéia que me impressiona venha dessa decepção, a melhor opção não seria votar em outra pessoa? Se ninguém votasse viveríamos sob uma ditadura. Se hoje, que o povo pode tirar os governantes do poder e colocar outras pessoas há aqueles que não fazem nada que presta. Se o "pense, não vote" fosse colocado em prática quem estivesse no poder ia fazer e acontecer da forma que bem entendesse!

Um comentário:

  1. Paulinha!!!
    Obrigada pelo post, e estou super feliz que esta amando a escrita...vai para você com muito carinho a definição que Clarice da para a arte gostosa de escrever ...bjos

    "Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada."
    Clarice Lispector

    ResponderExcluir