24.1.09

TPM

Tensão Pré/do Período/Pós Menstrual. Por que é tão difícil entender as alterações que simples hormoniozinhos fazem em aproximadamente 75% das mulheres? E por que essas alterações às vezes são tão intensas e tão diferentes de mulher para mulher?! Sempre tive muita curiosidade para responder essas perguntas, mas nunca cheguei a conclusão alguma que me esclarecesse. A TPM era para ser apenas um aviso de que a mulher vai menstruar, para que a menstruação não a pegasse de surpresa, não? Mas tem mulher que parece que está sempre de TPM. E com todos os sintomas possíveis! A enxaqueca ataca, fica mais sensível, inclusive ao stress, fica chata, o corpo todo incha e dói, acha que o mundo vai acabar, fica numa ansiedade fora do comum, não quer fazer nada, acha que está cansada, perde a concentração, tem o apetite e o sono alterados e por aí vai a lista.
Existe tratamento para TPM, isso deveria ser considerado uma epidemia ou qualquer coisa assim e ser divulgado o tratamento gratuito nos postos de saúde e hospitais públicos. Ninguém aguenta mulher de TPM. Eu mesma fico superhipermegaultrachorona (Tudo sem hífen assim porque eu aind anão sei quando é que se usa esse tracinho depois da reforma, aliás, ultimamente tenho achado que não sei português mais. Mas isso é outro assunto.). Voltando ao assunto, eu choro por qualquer coisa e tenho dó do meu namorado que tem que me aguentar assim. 
Acho que estou começando a entender as respostas para as perguntas que fiz no início. As principais alterações dos hormônios são físicas, e as físicas incomodam ao ponto de provocar distorções de humor e comportamento. É difícil entender essas alterações porque fisicamente as pessoas são semelhantes, mas pisicológicamente é difícil entender a cabeça de uma pessoa, quanto mais de muitas que tem idéias e comportamentos diferentes. Será que é isso mesmo?! Será que alguém pode me ajudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário